Tiradentes Conheça
a Cidade

O ouro descoberto nas imediações do Rio das Mortes, em 1702, fez com que muitos aventureiros paulistas e emboabas se fixassem em um pequeno arraial, onde construíram uma capela em devoção a Santo Antônio. Alguns historiadores dão como primeiro nome a essa povoação o de arraial da Ponta do Morro.

Sendo um dos locais com maior quantidade de ouro de superfície do Brasil, se desenvolveu rapidamente e em 1718 passou a ser chamado de Vila de São José Del Rei, em homenagem ao Príncipe D. José, futuro rei de Portugal. Nessa época, a cidade ganhou a configuração arquitetônica que permanece até hoje.No século XIX a produção do ouro começou a diminuir, mas a coroa portuguesa ainda assim lançou a derrama, exigindo o pagamento compulsório de impostos atrasados do quinto do ouro. Nasceu a partir dessa atitude opressora da metrópole, um sentimento revolucionário, conhecido como Inconfidência Mineira.José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi o líder do movimento, que tinha como objetivo transformar o Brasil numa república independente de Portugal. Após o delato de um dos participantes do movimento, o alferes foi condenado, em 1792, pelas tropas oficias à forca em praça pública.

Em 6 de dezembro de 1889, após a Proclamação da República, a cidade passou a ser chamada de Tiradentes, em homenagem ao herói que lutou pela Independência do Brasil.Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938, a cidade ainda possui vários exemplares da arquitetura do século XVIII, como a Matriz de Santo Antônio, que tem a fachada esculpida com as belas formas feitas por Alejadinho e muitas outras igrejas e museus. A Maria Fumaça também é uma das atrações que, desde sua construção em 1881, funciona a pleno vapor. A famosa Mostra de Cinema de Tiradentes e o Festival de Gastronomia de Tiradentes são ótimas oportunidades para visitar a cidade que, como se não bastasse, ainda está rodeada por cachoeiras.