Patrimônio
Histórico e artístico nacional
Uma cidade apaixonante, Tiradentes teve papel importante na história do Brasil, durante o período imperial. Hoje a cidade tem um papel importante no turismo nacional, atraindo pessoas de todas as regioões do país com suas igrejas históricas, museus, sua serra e paisagens, eventos gastronômicos e festivais culturais. Sem falar é claro, da paz, tranquilidade e hospitalidade que a cidade oferece.
Como tudo começou
Desde 1718
Como toda história grandiosa, a de Tiradentes teve um início marcante: a cidade surgiu sob o nome de Vila de São João del-Rei em 1718, riquíssima em ouro, época em que ganhou a configuração arquitetônica que permanece até hoje.
Aqui aconteceu
Parte da História do Brasil
Com a opressão da coroa portuguesa sobre os impostos do quinto do ouro, nasceu o movimento da Inconfidência Mineira e o sonho de transformar o Brasil em uma república independente. Seu líder, José da Silva Xavier – o Tiradentes, após um delato, foi condenado em 1792 em praça pública.
A origem do nome
Homenagem a Tiradentes
Foi só em 1889, após a Proclamação da República, que a cidade passou a ser chamada pelo nome do herói Tiradentes. Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938, ela ainda possui vários exemplares da arquitetura do século XVIII.
O que fazer em Tiradentes?
As principais atrações são as igrejas históricas, museus, os ateliês de artesanato, bares e restaurantes com o melhor da comida mineira.
Ao cair da noite, aproveite para passear pelas ruas iluminadas do centro da cidade e fazer um passeio de charrete enquanto ouve o motorista/guia contar um pouco da história da nossa antiga Tiradentes. Também há passeios de cavalos para crianças.
Clique no botão abaixo e conheça mais a história de Tiradentes e veja mais dicas do que fazer na cidade.