Regulamento Interno de Hospedagem

Este regulamento define regras e procedimentos para o pleno entendimento entre hóspedes e a administração da Pousada Pequena Tiradentes, lembrando de que o bom senso e o respeito mútuo constituem as melhores referências para o convívio com padrões de civilidade.

Contamos com a compreensão e a colaboração de todos para manter uma interação marcada pela gentileza e o profissionalismo.

1) HORÁRIOS: CHECK-IN: 14:00h – CHECK-OUT: 12:00h (independentemente do horário de chegada do hóspede ao hotel). Para check-out após as 12h, somente mediante autorização prévia da Recepção, o que deverá ser solicitado até às 11h. Somente será concedida a referida autorização após confirmada disponibilidade do apartamento. Para uma possível prorrogação de check-out que ultrapasse 60 minutos, será cobrada tarifa extra, conforme tarifário constante na recepção.

2) RESTAURANTE: o Café da manhã é servido das 8:00h às 10:30h, o qual está incluído no valor da diária. A pousada não disponibilizará café da manhã antes ou após os horários acima, independentemente do horário de chegada ou saída do hóspede. A pousada somente servirá os itens constantes da mesa do café da manhã, bem como aqueles oferecidos pelos garçons, de modo que em havendo solicitação de itens extras ao oferecido na mesa do café da manhã, serão cobrados. O café da manhã poderá ser servido diretamente no quarto, desde que com agendamento prévio de 24h, ocasião em que será devida uma taxa extra no valor de R$110,00 (cento e dez reais) por pessoa.

2.1) A pousada conta com restaurante terceirizado, cujo horário de funcionamento é de 12h às 22:30h. O restaurante possui regramento próprio e as despesas com consumo deverão ser acertadas diretamente com os prepostos do restaurante, de acordo com as políticas próprias, as quais deverão ser observadas pelos hóspedes.

2.2) Horários de funcionamento das piscinas e sauna:
i) piscina coberta: 12:00h às 22:30h.
ii) piscina aberta: 10:00h às 18:00h.
iii) Sauna: 18:00h às 22:30h.

2.3) Toda voltagem da Pousada é de 110 Volts. Assim, não nos responsabilizamos por queima de objetos colocados inadequadamente nas tomadas. 

3) IDENTIFICAÇÃO DOS HÓSPEDES: De acordo com Instrução Normativa do Ministério do Turismo (EMBRATUR), é obrigatório quando da Entrada/Check-In o preenchimento da FRH (Ficha de Registro de Hóspedes) bem como a apresentação de documento original válido com foto. O mesmo serve para adolescentes 12 a 17 anos de idade. Em caso de crianças (0 a 12 anos), além do documento de identificação (certidão de nascimento ou outro oficial) será necessária autorização por escrito, com firma reconhecida, dos pais (ambos), caso a criança esteja acompanhada de outras pessoas que não sejam os próprios pais.

4) DEVERES DOS HÓSPEDES: a) manter conduta condizente com o ambiente sócio familiar da pousada; b) respeitar os horários e normas de funcionamento dos serviços oferecidos; c) levar ao conhecimento dos gerentes qualquer irregularidade ocorrida nas dependências da pousada, a fim de que sejam adotadas as providências cabíveis; d) indenizar eventuais prejuízos ou danos causados à pousada; e) desocupar o apartamento até às 12h (doze horas). Somente após a desocupação e a entrega das chaves é que será efetuado o encerramento da fatura. O não atendimento do horário de saída e sem que haja prévia solicitação e autorização para prorrogação de check-out, e não estando o hóspede presente na pousada, este poderá deslocar os pertences do hóspede para a recepção ou outro apartamento com a supervisão de um gerente ou responsável. Caso opte pelo prolongamento da estada, o hóspede deverá solicitar à Recepção até às 11h do dia do check-out. Havendo disponibilidade, a solicitação poderá ser atendida; f) utilizar os bens da pousada com cuidado para evitar danos, como manchar ou rasgar roupas de cama e banho, danificar equipamentos elétricos e eletrônicos, cama/armário/cofre e objetos de decoração e iluminação. Qualquer dano aos bens em seu poder, será cobrado adicionalmente às diárias e outras despesas.

5) LIMITAÇÕES: É VEDADO aos usuários da Pousada: g) Utilizar-se de empregado da pousada para realização de serviços particulares; h) interferir, direta ou indiretamente, nos serviços de responsabilidade da Administração da Pousada; i) hospedar no mesmo apartamento, pessoas além do limite permitido pelo tipo de acomodação, consoante contratado; j) praticar atos considerados nocivos e/ou inadequados à moral e aos bons costumes; k) Fumar dentro do restaurante, apartamentos, banheiros e outras áreas internas, devendo o hóspede utilizar à área externa da Pousada para tal; l) cozinhar nos apartamentos. O uso do frigobar deve ser respeitado, sendo proibido levar para as suítes qualquer tipo de alimentos e bebidas. Não é permitido o consumo de bebidas e alimentos trazidos de fora da pousada; m) O uso de som em volume elevado, devendo haver respeito pelo silêncio para os demais hóspedes, especialmente após às 22h; n) estender roupas na varanda da Pousada; o) O porte e uso de qualquer tipo de objeto ou substância legalmente proibida ou de qualquer tipo de arma; l) A prática de esportes em locais impróprios ou que possam oferecer riscos aos demais usuários; m) A utilização de brinquedos em locais impróprios ou que possam causar danos a terceiros; n) abandonar recipientes de vidro em locais inapropriados como nas áreas de circulação e lazer.

6) ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES: Quando estiver saindo a passeio ou utilizando as áreas comuns da pousada, cuide bem de seus pertences, como, máquinas fotográficas, celulares, mochilas, bolsas, etc. Nunca deixe estes objetos soltos e sem vigilância. A guarda dos objetos é de responsabilidade exclusiva do hóspede proprietário. Ao sair do quarto, certifique-se de ter trancado as janelas e fechado a porta. Bens e objetos de valor como joias, relógios, máquinas fotográficas, celulares, cartões de crédito, identidade, passaporte, papel moeda (reais, dólares, etc.), devem ser mantidos no cofre do quarto, disponibilizado gratuitamente pela pousada, e este deve estar devidamente trancado. A Pousada também não se responsabiliza por danos ou furtos de veículos, tampouco por danos causados por intempéries da natureza e outros, como arrombamento, incêndio, atos de vandalismo praticados por terceiros, etc. Para quaisquer informações a respeito da cidade, serviços, passeios, remédios, assistência médica, mecânica e sugestões, pede-se aos Srs. hóspedes dirigirem-se à recepção. Ficaremos satisfeitos em ajudá-los. Não é permitido retirar das dependências da Pousada roupa de banho ou outros objetos de propriedade da Pousada. Eventuais danos que venham a ser causados ao patrimônio da Pousada, seja pelo titular da hospedagem ou seus acompanhantes, serão ressarcidos no ato do fechamento da conta, tomando-se como referência os valores constantes da planilha de custos e bens de valores patrimoniais, disponível junto à Gerência. Não é permitido, a qualquer hora, o uso de aparelhos sonoros ou instrumentos que incomodem assim como, conversas em altas vozes, gritos ou palavreado que atentem contra a tranquilidade ou provoquem constrangimento aos demais hóspedes, principalmente no período entre 22 e 08 horas. Portanto, a partir das 22 horas, o silêncio deve ser respeitado por todos, salvo em eventos internos da pousada, em que todos os hóspedes estarão cientes de sua realização. Reserva-se a Gerência o direito de vetar a hospedagem a quem não convier à Pousada e não serão aceitos portadores de moléstias facilmente transmissíveis. Todo aquele que proceder de maneira inadequada, contrária a este regulamento ou transgredir normas legais ou de moral, será convidado a retirar-se do estabelecimento. Quando qualquer funcionário deste estabelecimento se mostrar omisso e não atender com presteza e correção, pede-se aos Srs. hóspedes levarem suas reclamações à Gerência, que tomará medidas imediatas. À Pousada é reservado o direito de solicitar a desocupação de apartamentos quando verificado o uso por pessoas embriagadas, para atividades ilegais, contrárias à moral ou aos bons costumes. De acordo com os artigos 82 e 83 do Estatuto da Criança e do Adolescente, “é proibida a hospedagem de menores de 18 (dezoito) anos em hotel, motel, pensão ou estabelecimento congênere, salvo se acompanhado pelos pais ou responsável legal”, comprovando-se documentalmente o parentesco ou condição, ou ainda, se acompanhada de pessoa maior, com autorização por escrito e com firma reconhecida do pai, mãe ou responsável legal. Cabe ao Responsável Legal prevenir-se para que os adolescentes não permaneçam desacompanhados nas áreas privativas (apartamentos) e áreas comuns da Pousada, evitando possíveis incidentes. As áreas comuns (áreas externas, incluindo calçadas, escadarias e estacionamento, por exemplo, e áreas internas como hall de entrada, sala de TV, escadarias, etc.) usualmente são de trânsito de terceiros, sendo os Srs. Hóspedes responsáveis por seus pertences e menores de idade nessas áreas. As despesas que não estão cobertas pelas diárias (consumo no bar e frigobar, telefone e outros) serão acrescidas nas diárias. A mudança de apartamento (upgrade) algumas vezes é possível, outras vezes não, dependendo da ocupação do hotel no momento da solicitação. A impossibilidade de upgrade não gera qualquer tipo de indenização ao hóspede. Não são de responsabilidade da Pousada serviços como táxi, farmácia, locadora de autos, restaurante, passeios turísticos, delivery, etc. Nas áreas externas da Pousada existem alguns animais silvestres. O Ibama não permite a captura ou transferência destes animais, assim para uma convivência tranquila, recomendamos que os Srs. Hóspedes não alimentem, toquem ou se aproximem demais destes animais, assim estaremos evitando danos aos mesmos e acidentes indesejados. A Pousada não se responsabilizará por objetos ou valores esquecidos no interior dos veículos, pois o estacionamento é público. A Pousada não dispõe de salva vidas para as piscinas, portanto, não se responsabiliza por qualquer problema que eventualmente possa acontecer, principalmente pessoas que não sabem nadar. O mesmo critério é aplicado em toda área de lazer. Os pertences dos hóspedes perdidos ou esquecidos na Pousada, serão guardados pelo prazo máximo de 03 meses, ficando a Pousada livre para dar o destino que achar conveniente após esse período. A Pousada poderá indicar um serviço de lavanderia externa. Caso haja interesse, entre em contato com a recepção. A solução dos casos omissos neste Regulamento ficará a cargo da Direção da Pousada. Reclamações e sugestões, favor dirigir-se à recepção ou enviar um e-mail a reservas@pequenatiradentes.com.br.

Quando qualquer funcionário deste estabelecimento se mostrar omisso e não atender com presteza e correção, pede-se aos Srs. hóspedes levarem suas reclamações à gerencia que tomará medidas imediatas.

Assim, a Gerência da Pousada Pequena Tiradentes estabelece regras para proporcionar aos hóspedes uma estadia perfeita, agradável e satisfatória.

Tenham todos uma ótima estadia!